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Formando novos líderes dentro do seu time

Tempo de Leitura: 7 minutos

Você já deve ter visto (e provavelmente compartilhado) pelas redes sociais imagens ou frases comparando um “chefe” e um “líder”. O escritor John Maxwell, uma das maiores referências sobre liderança atualmente, resume bem: “Um líder é alguém que conhece o caminho, anda no caminho e mostra o caminho” (tradução nossa). Mas o que faz alguém ser um bom líder? Quais características e funções são atribuídas a líderes? Como identificar em alguém o potencial para liderança? Vamos explorar as respostas destas e outras perguntas neste material, baseado na palestra do líder da equipe mais legal do mundo: Daniel, nosso CEO!

Antes de continuar, precisamos dizer que não tem nada de “puxa-saquismo” – o Dani tem nos ensinado que:

  • líderes de verdade têm interesse genuíno pelas pessoas,
  • liderar também significa saber quando largar as rédeas,
  • liderança pode ser aprendida, e 
  • mesmo um líder experiente pode e deve continuar aprendendo.

 

Afinal, são todos gente como a gente. Dito isso, bora para o conteúdo!

Principais funções de um líder

Nos últimos tempos vivemos uma revolução nas relações entre empresa e funcionário, onde muitas organizações passaram a reconhecer que sua prioridade deve ser as pessoas: valorizá-las em um nível individual, incentivar seu desenvolvimento, promover relações saudáveis e cultivar um ambiente de pertencimento. Essa onda de humanização das relações profissionais exige >mudança de mentalidade e renovação cultural por parte das empresas a fim de atrair e – mais importante ainda – reter bons profissionais.

Uma vez que a cultura organizacional acontece de cima para baixo, a liderança deve ser a primeira a incorporar os valores da empresa. Ao vestir verdadeiramente a camisa de “Guardião da Cultura”, o líder está cumprindo o seu papel mais importante: o de exemplo.


A liderança se exerce através do exemplo.
Liderar bem forma novos líderes.

Nesse contexto, o líder possui 3 funções principais:
  • Construir novos líderes mais do que qualquer outra coisa.
  • Formar novos líderes. Sempre necessário reforçar!
  • Forjar novos líderes! Acho que você já entendeu a ideia…

Você não consegue liderar se não conseguir construir seus sucessores. Ainda que a posição do líder seja estar à frente da equipe, apontando-a na direção certa, tão importante quanto isso é saber dar a oportunidade do time se manifestar. Caso contrário, você está criando um time de seguidores – uma seita – e não um time auto suficiente. Ao abrir espaço para as pessoas se expressarem, se desenvolverem e demonstrarem suas habilidades com autonomia, cria-se a oportunidade de observar e procurar por manifestações naturais de liderança.

Liderando por exemplo

Para um bom líder, não existe o papo de “faça o que eu digo, não o que eu faço”. Se você espera que seu time tenha certas atitudes e sinta-se confiante sob a sua liderança, você precisa mostrar a eles como se faz! 

Para isso, um bom líder deve:

  • Entender pessoas: inclui entender de pessoas e entender as pessoas. Respectivamente, quer dizer ter soft skills afiadas e conhecer os indivíduos que você lidera;
  • Estar disponível: mostre-se acessível, permita sua equipe te alcançar por chat ou telefone – se estiverem remotos – e/ou deixar sua porta aberta para conversas e o eventual cafézinho. Ouça as pessoas a fim de criar laços além do profissional – respeitando o espaço e limites de cada um;
  • Criar oportunidades: estimular o crescimento individual e o desenvolvimento de habilidades, acompanhando-as de perto e avaliando a compatibilidade da pessoa com o papel e sua competência em assumir as responsabilidades;
  • Estar confortável no desconforto: ser um porto seguro e um ponto de equilíbrio para sua equipe nas intempéries;
  • Esperar pelo melhor, mas se preparar para o pior: não significa um otimismo desenfreado (“Ah, só confia…”), mas de trabalhar com e para seu time a fim de traçar planos e encontrar ações que garantam um grau de otimismo dentro da realidade;
  • Tomar decisões difíceis: desligar colaboradores que já não mais agreguem, aplicar correções ou medidas disciplinares… enfim, responsabilizar-se por tomar providências sobre as situações em prol do bem coletivo e de longo prazo; e
  • Ser disciplinado: repetindo, “liderança se dá pelo exemplo”. Faça e seja o que você quer ver da sua equipe.

O que faz um bom líder

Mais uma vez: Faça e seja o que você quer ver da sua equipe. Suas atitudes demonstram para os outros o que você carrega no seu íntimo e o caminho que você trilhou para estar onde está. A boa notícia é que podemos aprender a ser líderes melhores, trilhando o caminho que eles trilham.

Roadmap do Líder

Garantia
NUNCA há garantias. O processo é o caminho, por isso o líder nunca deve procurar por segurança. Abrace a filosofia Kaizen: a busca por melhoria contínua em tudo o que faz;
Garantia
Extremo
Acostume-se com o extremo, pois só há obstáculos onde houver crescimento. Dica: se tá tudo calmo, verifique se o servidor está rodando;
Extremo
Empatia
Não faça apenas para si mesmo, o trabalho é coletivo e colaborativo. Tudo o que você faz deve ter intencionalidade, um propósito. Não se faz nada “por fazer”: retrospectivas são para o bem do time e do processo, 1:1 são para crescimento individual e estreitar vínculos entre gestor e equipe, etc;
Empatia
Anti-fragilidade
Errar, assumir, aprender e seguir: Errar é desejável, assumir é crucial, aprender é inevitável e seguir é essencial. Erro não se pune, se corrige; pois quem erra se fortalece na adversidade. O que se pune é negligência;
Anti-fragilidade
Alinhamento
Todos olhando para o mesmo lugar, com o mesmo propósito. Para trilhar juntos, tem que ser bom para todos;
Alinhamento
Adote o "ainda"
O líder é otimista, para ele não existe o fracasso. Não deu errado, só não deu certo ainda. (Lembre-se: “Esperar pelo melhor, mas se preparar para o pior”);
Adote o "ainda"
Desculpas
Pedir desculpas e dar desculpas são diferentes! Quem faz a diferença não dá desculpas nem conta historinha, apenas faz o que tem que ser feito, busca soluções e admite falhas. No Sambarilove Allowed!;
Desculpas
Incerteza
Invista no processo, pois o resultado não se controla. Um time precisa ser desafiado a sair da zona de conforto e estar preparado para encarar e vencer adversidades e obstáculos;
Incerteza
Evite a preocupação
Não significa “fugir” das preocupações, mas prevenir-se contra dores de cabeça, focando seus esforços no que está ao seu alcance;
Evite a preocupação
Mudança
Mude sempre. Faça coisas novas, invista no conhecimento e desenvolvimento do time. O movimento produz mudança.
Mudança
Gratidão
É muito bom pra quem sente. Não espere salvas e homenagens, faça por empatia. Ninguém nos deve nada;
Gratidão
Prática
TREINAMENTO DURO, COMBATE FÁCIL!
Prática

O mais importante deste roadmap é o que está implícito: CONSTÂNCIA e CONTINUIDADE. Nenhum destes pontos por si farão de você um líder, mas sim colocá-los em prática constantemente e ser um exemplo contínuo para as pessoas do seu time. Seja você já um líder ou ainda um aspirante.

Como construir a sua liderança

Independentemente se você caiu aqui pois está almejando um cargo de liderança, recém se tornou líder de primeira viagem ou já é “macaco velho” e está buscando se atualizar, vamos ver como começar a construir um novo padrão de liderança que fará a diferença para a sua empresa e, não menos importante, para a sua equipe.

“Nossa, mas tudo isso vocês já disseram” Muito perspicaz, você! É verdade. E vamos seguir fazendo assim, pois a repetição é a mãe da excelência. Tudo o que você faz de novo, e de novo, e de novo, e de novo… você acaba aprimorando e tornando em hábito. Este é o ponto mais crucial em tudo o que estamos apresentando aqui. A repetição é a mãe da excelência.

Comportamento x Resultado

Mesmo com todas essas orientações e que você se torne o melhor líder que já liderou, as pessoas do seu time continuam sendo indivíduos e terão suas próprias atitudes. Assim, o seu papel passa a ser o de identificar e agir sobre as ações individuais, uma vez que um líder precisa tomar decisões difíceis, incentivar mudança e ser exemplo, sempre ser em prol do bem da equipe e dos processos.

Os dois aspectos principais para avaliar são os resultados que cada indivíduo gera e seu comportamento dentro do time e da organização. Ambos estes fatores devem ser pesados contra o desenvolvimento individual e o impacto sobre o coletivo. Podemos entender a relação desses fatores com a atitude a ser tomada conforme a matriz abaixo.

Matriz de Comportamento x Resultado

Resultados bons + Comportamento bom = Reconhecer e Promover: Indivíduos que agregam à equipe tanto no operacional quanto no interpessoal são geralmente ótimos candidatos à liderança e não só merecem como precisam ser reconhecidos pelo seu papel;

Resultados ruins + Comportamento bom = Treinar: Analise o motivo dos baixos resultados – momentâneo ou recorrente, motivos pessoais ou falta de conhecimento/suporte, etc – e forneça o apoio necessário para o desenvolvimento do indivíduo;

Resultados bons + Comportamento ruim = Educar: Mais uma vez, conhecimentos podem ser ensinados, caráter não. Os problemas vêm da falta de alinhamento/liderança e podem ser afinados? Ou são recorrentes e de caráter?; e

Resultados ruins + Comportamento ruim = Demitir: Nem sempre são tão claros. É possível o indivíduo apresentar resultados altos, mas estar afetando o resultado e/ou comportamento do restante da equipe. Casos assim precisam ser abordados (Educar) e se não houver sinal de melhora, considerar a demissão.

Identificando um potencial líder

Pois bem, já vimos e repetimos tudo o que faz um líder ser um líder e como se constrói uma boa liderança. Mas como a repetição é a mãe da excelência, vamos reforçar. Desta vez, com um checklist das características de um líder em potencial.

Um bom líder…

…sabe escutar: os melhores feedbacks vêm de forma despretensiosa, por isso é importante entender pessoas;

…sabe fazer as perguntas certas: saiba se comunicar com as pessoas, aprenda como extrair o melhor delas. Comunicação é treinável;

…demonstra seus valores fundamentais: deixe claro quem és e a que veio;

…estabelece (e enxerga) laços de confiança: estabeleça parceria com as pessoas certas;

…propaga a cultura através do exemplo: já falei, vou repetir, “liderança se exerce através do exemplo”;

…se comunica de forma assertiva: seja claro nas suas colocações, alinhe suas expectativas e mantenha sua equipe informada;

…tem mentalidade faixa-branca: você está sempre aprendendo, não perca oportunidades de melhorar e participar;

…delega responsabilidades: delegar não é “delargar”. Um líder atribui responsabilidade, acompanha/dá suporte, cobra resultados, fornece feedback;

…corrige sem punir: errar é bem-vindo, negligência é punível.

Se você está à procura de alguém para assumir um papel de líder, fique de olho nos indivíduos que apresentam essas características e dê a oportunidade de desenvolvê-las. Se você almeja um cargo de liderança na sua empresa, trabalhe e demonstre estas habilidades.

Por fim, vale repetir a frase lá do início: “Um líder é alguém que conhece o caminho, anda no caminho e mostra o caminho” – John Maxwell.

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